Centenário da Imigração Japonesa em São Bernardo do Campo


São Bernardo do Campo possui uma das mais fortes comunidades nipo-brasileiras. Além de contar com seis associações culturais (kaikans) no Município, tem um representante dentre os doze vereadores da Cidade: Hiroyuki Minami.

Minami está em seu terceiro mandato e, desde o início, destaca-se como um forte representante da colônia, graças ao trabalho que vem realizando com apoio das associações e entidades culturais. Através deste trabalho em conjunto, eventos antes restritos se tornaram tradicionais no Município, como as festividades em comemoração à imigração japonesa no Brasil.

Em 1997, Minami presidiu a organização de uma grande festa para comemorar os noventa anos no Pavilhão Vera Cruz. Desde então, cada novo ano foi comemorado com sessões solenes, culinária típica e apresentações culturais. E foi baseado neste trabalho que uma nova comissão se formou para realizar os festejos pelo centenário da imigração na cidade. O resultado foi surpreendente: os eventos alcançaram sucesso de público e de mídia, com aparições nas principais emissoras de televisão. Segundo Minami, o principal evento foi a feira de exposições “Japão em São Bernardo”, que durante nove dias recebeu cerca de 60 mil pessoas. Novamente realizado no Pavilhão Vera Cruz, apresentou a mais tradicional cultura japonesa através de danças, músicas, rituais, teatro, oficinas, artesanato e culinária típica. “Tivemos a cerimônia do chá, shows da cantora Mariko Nakahira e Joe Hirata, oficinas de shodô, sumiê e origami, exposição de ikebana e artigos típicos, uma ampla praça de alimentação, além da colaboração das empresas e entidades que acreditaram no sucesso do evento”, explica Minami.

Além da feira de exposições, São Bernardo comemorou o centenário com show da cantora Minami Kanako, a Noite de Gala de Integração Cultural Brasil-Japão, torneios de gateball e tênis de mesa, concursos de karaokê e plantios de árvores “que significaram a recuperação do meio ambiente com a vinda dos primeiros imigrantes”, diz o vereador.

Mais festividades

As comemorações pelo centenário da imigração não acabaram em São Bernardo do Campo. No dia 10 de agosto vai acontecer o 14º Campeonato Inter Clubes de Kendô. No dia 24 de agosto, a gincana esportiva UNDOKAI. No dia 21 de setembro, a visita ao Bosque da Diversidade (um dos locais que foi realizado o plantio de árvores) e, nos dias 24 de setembro e 26 de novembro, sessões gratuitas de cinema japonês, com áudio original e sem legendas. Mais informações sobre os eventos e participação podem ser obtidas pelo telefone: 4331-4291 ou 4330-2930, ou através do site:

www.minamivereador.com.br

Confira algumas fotos dos eventos!!

Click na foto para ver em Tela Cheia!!

Pagina Principal