Beisebol - Segunda Aula

Por Sensei Kunio

A – APARAR BOLA RASTEIRA

Posição de espera - o corpo deve estar ligeiramente inclinado para frente, com os joelhos ligeiramente dobrados e os braços e a luva em frente aos joelhos. O MAIS IMPORTANTE é a ponta dos dedos inclinados pára dentro. Por quê? . . . se a ponta dos pés estiverem virados para fora dificulta os movimentos para frente ou para os lados(cross over step – ver nos capítulos posteriores). O movimento do corpo para frente de encontro a bola pode ser iniciado com qualquer dos pés, mas de preferência aquele que bate o PENALTY nas peladas do futebol. No ato de aparar a bola a luva deve estar na posição perpendicular em relação ao solo pois se ficar inclinado poderá desviar o curso da bola de encontro ao corpo e acidentar-se. Mudando de assunto: - porque será que quem não joga beisebol coloca a ABA DO BONÉ para trás? . . . mas os entendidos em beisebol proíbem o uso dessa maneira e ainda dizem para não tirar os olhos da bola ? . Eu respondo aos entendidos que ENSINEM A USAR CORRETAMENTE O BONÉ. A aba do boné deve ficar numa posição em que olhando para cima os olhos vejam a parte verde da aba. Ao ir de encontro a bola tente colocar a bola na linha formada entre os olhos, aba do boné e a luva. ASSIM o jogador nunca tira os olhos da bola e nem tão pouco vira a cara para outro lado fugindo da bola(atirada, arremessada ou rebatida). A bola rasteira deve ser aparada na parte interna do pé da frente porque é o PÉ DE APOIO e ainda protege as partes intimas do jogador. No campeonato mundial juvenil em Caracas na Venezuela o melhor jogador nosso da 3º base tentou aparar a bola com a luva na parte interna do pé direito e como errou o pulo da bola ELA desviou e . . . o nosso jogador ficou estendido no chão. E depois? . . . contarei o resto a quem interessar.

B – APARAR BOLAS ALTAS (FLY BAll) POSIÇÃO DO CORPO

O Jogador deve dirigir-se o mais rápido possível ao local da queda da bola. Sem corredor nas bases o pé esquerdo deve ficar ligeiramente em frente do direito ou paralelo e com os joelhos levemente dobrados, mas . . . se há corredor nas bases ao tentar aparar a bola alta deve colocar o pé direito em frente do esquerdo e imediatamen- te dar o passo a frente para o tiro ao companheiro que faz a cobertura á base. Os entendidos dizem para aparar a bola alta no meio do corpo,mas observe a posição da luva de encontro a bola:- O Sensei KUNIO sugere que a bola seja aparada do lado contrario a luva ou seja do lado do ombro e com o polegar virado para baixo pois assim o jogador APARA A BOLA, vira a luva para si, vê a bola e agarra com mais facilidade utilizando os cinco dedos para o tiro ao companheiro(experimentem . . .) Dica: - Sempre . . . fique 1 ou 2 passos atrás do local da queda da bola e dê o passo a frente para aparar a bola

sbbc@saobernardobeisebol.com.br